sábado, 11 de janeiro de 2014

Casquinha da Copa - Painel da Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo
O mundo literário não tem as melhores expectativas para o período da Copa do Mundo, mas editoras e instituições se movimentam para atrair público quando as atenções estiverem voltadas ao evento.
O Museu da Língua Portuguesa programou para maio a mostra "O Futebol na Ponta da Língua", que abordará gírias e textos literários sobre o tema, como os de Nelson Rodrigues. O autor também abre os lançamentos editoriais na área, com "A Pátria de Chuteiras", de crônicas, pela Nova Fronteira. A Leya apostou em sua maior marca e programou um "Guia Politicamente Incorreto do Futebol", de Jones Rossi e Leonardo Mendes Jr., para abril. A Planeta tem nada menos que quatro títulos previstos, incluindo um com receitas dos países da Copa, por Edu Guedes.
Museu da Língua Alemã
A mostra sobre futebol no Museu da Língua Portuguesa substituirá a exposição "Cazuza, Mostra a Sua Cara", que já atraiu 105 mil pessoas e vai até o final de fevereiro.
Outra programada para este ano, em março, em sala no andar térreo, é "Conhecendo a Língua Alemã", parceria com o Instituto Goethe. Esta mostrará os pontos de contato entre o alemão e o português —e será a primeira mostra no museu centrada em outro idioma.
A meta é fechar o ano com grande exposição sobre Eça de Queiroz (1845-1900), sob curadoria de especialistas portugueses, que trarão objetos pessoais e abordarão a relação do autor de "Os Maias" com intelectuais brasileiros.
Estrela
Divulgação
Após passar 166 dias no espaço e virar hit no Twitter, Chris Hadfield lançará pela Agir seu bem-humorado 'Guia de um Astronauta para Viver Bem na Terra', cujo trailer (foto acima) fez sucesso na internet
Resgate
Eça de Queiroz terá sua trajetória resgatada ainda neste ano pelas editoras Ateliê e da Unicamp no volume "Uma Biografia". O estudo de 600 páginas do português Alfredo Campos Matos, que desde os anos 1970 se dedica à vida do escritor, ganhou em 2010 o Grande Prêmio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores.
Resgate 2
A obra revisita a história de Eça desde os tempos no Colégio da Lapa e pesquisa suas relações com nomes como Ramalho Ortigão e Fernando Pessoa, além de tratar de seu pouco conhecido heterônimo juvenil e da posição da mulher, Emília de Castro, antes e depois de sua morte. De Campos, já saiu no Brasil "Eça de Queiroz Fotobiografia" (Leya, 2010).
Outros ventos
Após mais de uma década na Rocco, a catarinense Adriana Lunardi deixa a editora que publicou seus livros "Vésperas" (2002), "Corpo Estranho" (2006) e "A Vendedora de Fósforos" (2011). Ainda não tem planos para o próximo título. Resolverá isso no segundo semestre, ao voltar de temporada de seis meses em Paris, para onde vai com bolsa do Prêmio Icatu de Artes.
Primeirão
Há pouco mais de um ano no mercado, a independente Valentina prova seu primeiro sucesso. Lançado em novembro, "O Sal da Vida: O que Faz a Vida... Valer a Pena!", de Françoise Héritier, está na terceira edição, com 10 mil cópias distribuídas. A obra da antropóloga e etnóloga frequentou listas na França e na Itália.
Monumental
Uma aposta da Editora Unesp para 2014 é uma edição repleta de traduções inéditas da "Enciclopédia" de Diderot e D'Alembert, prevista para outubro.
Monumental 2
O editor Jezio Gutierre diz que o volume terá os textos mais relevantes da obra do século 18. Com mais de mil páginas e tradução de Pedro Paulo Garrido Pimenta, Maria das Graças Nascimento e outros, incluirá artigos como "Feliz, Felizmente", de Voltaire, e "Honra", de Diderot.
Rei das selvas
O centenário de Tarzan em livro será lembrado pela Zahar em março. A casa reeditará "Tarzan of the Apes", primeiro volume dos quase 20 títulos da série de Edgar Rice Burroughs (1875-1950) já publicados no Brasil, e que desde os anos 1950 não circulava por aqui.
painel das letras
Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. É colunista e repórter da "Ilustrada", na Folha, desde 2012, com passagem anterior pelo caderno de 2006 a 2009. Foi repórter do "Sabático", no "Estado de S. Paulo", e do jornal "Agora", do Grupo Folha. Também trabalhou nas editoras Abril, Globo e Record. Escreve a coluna Painel das Letras, aos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário