Festival de Rio Preto perde patrocínio do Sesc
Instituição diz que perderia poder de decisão no evento de teatro, que ocorre em julho
A parceria, que teve início em 1992, foi fundamental para colocar a mostra em evidência como uma das mais importantes do país. No ano passado, o Sesc destinou R$ 1,5 milhão ao evento, que teve orçamento total de R$ 1,9 milhão.
A instituição também era parceira na realização do festival, junto à Secretaria Municipal de Cultura da cidade.
Segundo Luiz Galina, diretor regional em exercício do Sesc, a instituição optou por colocar fim à parceria porque "perderia poder de decisão na organização do evento".
"A prefeitura impôs condições que não poderíamos aceitar. Não teríamos mais tanto peso na organização e na definição de estratégias e de divulgação", diz Galina.
O rompimento deverá ter efeito na programação do festival, que está marcado para acontecer entre 16 e 27 de julho. A unidade do Sesc na cidade também não está mais à disposição do festival.
SÃO PAULO
Com a saída do Sesc, é possível que haja uma guinada de identidade no festival.A instituição interferia na programação de acordo com o interesse de levar peças para São Paulo. Na última edição, por exemplo, os espetáculos internacionais apresentados no FIT foram exibidos também na capital paulista.
Segundo o secretário de Cultura de Rio Preto, Alexandre Costa, os patrocínios para a próxima edição ainda estão sendo negociados. "Até o momento temos a Caixa, mais prospecção junto ao Proac e Lei Rouanet", diz.
O time de curadores também já está formado. Foram convidados quatro profissionais ligados às artes cênicas, entre eles Paula de Renor (da mostra pernambucana Janeiro dos Grandes Espetáculos) e César Augusto (do Tempo Festival, no Rio de Janeiro).
O rompimento do Sesc com a Secretaria de Cultura de Rio Preto também pode ser reflexo de outros problemas. Dois grupos que participaram do FIT de 2012, Les Commediens Tropicales e SerTão Teatro, reclamam que ainda não receberam pagamentos integrais daquele ano.
Sobre a questão, a Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto diz que as planilhas do Festival Internacional de Teatro de 2012 não apontam contas em aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário