sábado, 18 de janeiro de 2014

Painel das Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo
PAINEL DAS LETRAS
Tempos de fé
Ao renunciar ao papado, quase um ano atrás, Bento 16 ajudou a causar uma reviravolta no mercado de livros católicos no Brasil. A renúncia, o conclave e a visita do novo papa, durante a Jornada da Juventude, colaboraram para que o segmento crescesse mais que o dobro de outros nas vendas da Distribuidora Loyola, que atende cerca de 2.000 das 3.000 livrarias do país. Na comparação com 2012, o crescimento dos livros católicos pela distribuidora foi de 22%, ante um aumento total de 9% nas vendas. É claro, além de livros sobre ou do papa Francisco, tiveram imenso impacto nesse cenário os títulos mais recentes dos padres Marcelo, Reginaldo Manzotti e Fábio de Melo.
-
// CRISE EDITORIAL AÉREA
A vida está difícil para editores interessados em vender livros em aeroportos. Com a Laselva em crise, devendo a dezenas de fornecedores, um plano B era a Espaço Vip, com lojas em terminais como o de Guarulhos e Brasília.
Mas o grupo --com 29 pontos de venda, sendo boa parte em aeroportos-- anda atrasando pagamentos também.
Ao menos duas editoras, sem receber há meses, entraram com protestos judiciais contra a rede. Editores dizem que, por isso, a rede não consegue autorização para receber financiamento do governo para lojistas e prestadores de serviço durante a Copa.
Sebastião Xavier, sócio da Espaço Vip, diz que 2013 "foi um ano difícil para todo mundo que trabalha em aeroportos" e que os problemas são pontuais. "Se somar tudo, não devemos mais de R$ 150 mil. Já estamos resolvendo."
De ninguém As traduções que o poeta Fernando Py fez para os sete volumes de "Em Busca do Tempo Perdido" --mais de 2.000 páginas--, publicadas pela Ediouro em 1992 e relançadas dez anos depois, estão à venda na Amazon sem crédito ao tradutor nem à editora. As edições digitais piratas apenas eliminam os textos introdutórios de Py.
De ninguém 2 A Amazon diz que toma medidas cabíveis quando é avisada sobre irregularidades pelos proprietários dos direitos. Não informa quem anda ganhando dinheiro com a venda do trabalho alheio, dado também omitido para o comprador. Nos comentários de usuários do site, há críticas à qualidade das edições.
De ninguém 3 A Ediouro diz que suas edições da obra de Proust ainda estão em catálogo, embora não apareçam à venda nas maiores lojas virtuais. A tradução de Mario Sergio Conti para a Companhia das Letras deve ficar para 2015. Para os interessados, há a da Globo, vertida por Mário Quintana.
Expansão Após começar a vender seus e-books pelas lojas Google, Amazon, Apple, Iba e Saraiva, o site de autopublicação Clube dos Autores passará a oferecê-los pelos varejistas nacionais Extra, Ponto Frio e Casas Bahia.
O outro lado No ousado "Na Sombra do Meu Irmão", o romancista Uwe Timm conta a história da Segunda Guerra a partir dos diários do irmão mais velho, que morreu lutando pela SS nazista e foi considerado um herói pela família. O livro, nada condescendente, vendeu 250 mil exemplares na Alemanha e teve os direitos por aqui adquiridos pela Dublinense.
Aquisição Carlos Henrique Schroeder, vencedor do prêmio da Fundação Biblioteca Nacional pelos contos de "As Certezas e as Palavras" (Editora da Casa), é a primeira aquisição do editor Carlos Andreazza em sua nova fase na Record, acumulando a ficção nacional ao trabalho que já fazia na não ficção. Estão previstos a novela "As Fantasias Eletivas", agora em agosto, e o romance "História da Chuva", em 2015.
HQ "O Quinto Beatle", quadrinho de Vivek J. Tiwary sobre Brian Epstein, empresário que descobriu os Beatles, será a primeira novela gráfica da Aleph, casa especializada em ficção científica; sai no fim de abril

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário