sábado, 15 de fevereiro de 2014

Painel das Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo
Terminais concorridos
A crise da Laselva, maior livraria de aeroportos do país, abriu um filão e tanto para a concorrência.
Depois da Saraiva, que desde o ano passado vem ganhando licitações e abrindo lojas terminais aéreos, é a vez de a Fnac inaugurar a sua primeira do gênero por aqui. O braço brasileiro da varejista francesa terá espaço no Terminal 3 de Guarulhos, cujas operações devem ser iniciadas em maio. Como a Fnac também trabalha com eletrônicos, a loja -a 12ª do grupo no país- ficará na área de embarque, na zona livre de impostos.
Só talvez não consiga faturar muito no período da Copa, já que poucas companhias aéreas têm previsão de ocupar o novo terminal antes do evento.
SEM EXPLICAÇÃO
A Iluminuras tirou da Amazon seus 12 e-books -incluindo "Catatau" e "Agora É que São Elas", de Leminski- após saber que títulos vendidos pela loja eram pirateados no site Knol.pw, conforme notícia veiculada nesta coluna.
O Knol.pw até saiu do ar (ou mudou de nome, como fazem sites de pirataria ao ser identificados), mas Samuel Leon, editor da Iluminuras, não deve recuar. "A Amazon nos devia explicações, mas não teve esse cuidado." Os e-books seguem à venda em outras lojas.
José Mário Pereira, da Topbooks, não chegou a tirar e-books da Amazon, mas também questiona a loja. "Quando precisei de ajuda, a conversa ficou vaga", diz o editor, sobre a pirataria de "Assassinato de Reputações", de Romeu Tuma Jr.
EFEITO FLIP
Se a produção do israelense Etgar Keret, 46, passou incólume pelo Brasil, apesar de repercutir em mais de 30 países, a confirmação de sua vinda à Flip muda esse cenário. Antes mesmo do livro de contos que a Rocco programa para junho, com o título provisório "De Repente, uma Batida na Porta", sai pela SM Edições o infantil "Filhote de Gato-Peludo", com ilustrações de Aviel Basil. Está previsto para maio, no Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Da banca à livraria Reportagens das revistas "Claudia", "Nova", "Superinteressante" e "Nova Escola", do grupo Abril, serão reunidas em livros a serem vendidos pelas editoras Agir e Nova Fronteira, do grupo Ediouro. Os conteúdos serão atualizados para as edições, que começam a sair neste ano.
Sem Sherlock Após lançar a coleção completa de Sherlock Holmes, em nove volumes de contos e crônicas, a Zahar lança em agosto "Terra das Brumas" (1926), um dos seis livros que Arthur Conan Doyle dedicou ao personagem professor Challenger. A ficção é marcada pelo espiritismo que influenciou o autor após a morte de familiares na Primeira Guerra.
Horror Pit Agarmen é o autor de "A Noite Devorou o Mundo", aposta da Rocco para este semestre. Trata-se do pseudônimo do francês Martin Page, autor do hit "Como me Tornei Estúpido", que assina com um anagrama de seu nome a trama de zumbis.
Prolífica O mais recente título da best-seller Sylvia Day, "Spellbound", lançado no fim do ano passado nos Estados Unidos, sai com 20 mil exemplares pela LeYa, em março, como "Enfeitiçados pelo Desejo". Trata de dois feiticeiros que lutam pela sobrevivência. É claro, o viés erótico da produção da autora também estará lá.
Prolífica 2 A superprodutiva autora ficou conhecida no Brasil pelos títulos publicados pela Companhia das Letras, casa pela qual já vendeu 700 mil exemplares e que anunciou, recentemente, a aquisição dos direitos dos dois livros da série "Blacklist", prevista para 2015.
Adaptação Num mercado cheio de versões de romances em histórias em quadrinhos, a Novo Século faz o caminho inverso. Programa para este ano seis romances adaptados de HQs da Marvel. Entre eles, estão "X-Men: Dark Mirror", de Marjorie M. Liu, e "Iron Man: Virus", de Alex Irvine.

NÃO FICÇÃO
CIÊNCIA
A Dupla Hélice: Como Descobri a Estrutura do DNA
James D. Watson
EDITORA Zahar
TRADUÇÃO Rachel Botelho
QUANTO R$ 39,90 (216 págs.)
Em 1953, quando Watson tinha 24 anos, ele e Francis Crick decifraram a estrutura do DNA. A descoberta deu aos dois o prêmio Nobel. Ele narra os bastidores dessa corrida contra a natureza e outros pesquisadores, como o Nobel de Química e da Paz Linus Pauling (1901-1994).
LITERATURA
Livro 3 - Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição
Plinio Martins Filho e Marisa Midori Deaecto (editores)
EDITORA Ateliê Editorial
QUANTO R$ 48 (384 págs.)
A publicação do núcleo da USP reúne artigos voltados aos estudos sobre o livro e a leitura no Brasil e no mundo. Entre os autores estão Marisa Lajolo, Nuria Amat e Walnice Nogueira Galvão. O volume conta ainda com intervenções artísticas de Marcelo Cipis e Ciro Yoshiyasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário