sábado, 8 de fevereiro de 2014

Painel das Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo
PAINEL DAS LETRAS
Outra americana
Editores atendidos no país pela distribuidora digital Xeriph receberam nesta semana uma proposta de contrato para venda de seus e-books pela americana Barnes & Noble, uma das maiores livrarias do mundo.
Mas chamou mais a atenção um detalhe do e-mail da empresa brasileira ao anunciar a parceria: a informação de que a B&N, além de vender os e-books nos países onde já atua, anuncia "para breve o início das vendas também no Brasil". Meses atrás, a B&N tentou uma parceria com a Saraiva para entrar no país, mas a conversa não avançou -e agora, com a área digital da loja americana em crise, não seria o melhor momento. A Xeriph, que tem o grupo Abril como sócio majoritário e atende 280 editoras, confirmou a informação do e-mail. A B&N não respondeu aos questionamentos da coluna.

PROJEÇÕES LUSÓFONAS
Lançada em 2010, a "Revista Pessoa", voltada à leitura e à promoção da literatura em língua portuguesa, planeja expansão. Neste mês, o escritor Carlos Henrique Schroeder estreia como editor-executivo, com a meta de dar uma "cara mais web e mais ágil à revista", enquanto a fundadora Mirna Queiroz se dedica mais à área comercial. "Vou criar novos espaços na revista e dar um olhar mais contemporâneo e mais espaço para os jovens autores de língua portuguesa", diz o escritor, que convidou colunistas como Victor Heringer, Luiz Nadal e Juliana Gomes.

Exposição 'A Tara por Livros ou a Tara de Papel' é a mostra que a galeria paulistana Bergamin prepara para março, sob curadoria de Ricardo Sardenberg, com livros de artistas como Lygia Clark, Nuno Ramos e Leonilson; deste, o destaque é 'Certas Sutilezas Humanas'
Vem... A notícia da vinda de George R.R. Martin em 2015 ao Brasil, dada dias atrás pelo diretor editorial da Leya, Pascoal Soto, em encontro com blogueiros, deixou fãs de "Crônicas de Gelo e Fogo" em polvorosa nas redes. A história até cresceu, com a informação de que GRRM participaria da Bienal do Rio.
...ou não vem? Mas, vale lembrar, não há data certa nem conversas recentes sobre o assunto. Segundo Soto, a promessa foi feita pelos agentes do autor três anos atrás. "Vamos negociar datas a partir de agora", diz. Pelo site de GRRM, por ora seus compromissos para 2015 se restringem a dois eventos de literatura fantástica e à Feira do Livro de Guadalajara.
Mulher em campo "Meninas Também Jogam Futebol" é o romance infantil que Cláudia Maria de Vasconcelos, autora do premiado "A Fome do Lobo", lança em março pela Iluminuras, abordando o esporte por um viés feminino. As ilustrações são de Eder Cardoso.
Vida de jogador Neymar será tema de duas biografias previstas para este ano. A Planeta ainda não definiu a data da sua, feita pelo holandês Peter Banke e lançada naquele país em 2013.
Vida de jogador 2 A da L&PM, recém-lançada na Itália por Luca Caioli, sai em março. Para a edição brasileira, o biógrafo ampliou capítulo sobre as investigações envolvendo a transferência do jogador do Santos para o Barcelona, que culminaram em janeiro com a queda do presidente do time catalão.
Família A Record, editora de "O Sal da Terra", deixou passar, e a Estação Liberdade agarrou a chance. Publicará o mais recente romance do Prêmio Pulitzer Richard Ford, "Canadá", sobre a interferência de uma tragédia na rotina de uma família.
Família 2 Angel Bojadsen, o editor, se sentiu honrado ao ser sabatinado por Ford, que antes de aceitar a nova relação pediu à Estação que se apresentasse e explicasse suas intenções como editora. Ainda não há data definida para o lançamento.
Clássico moderno Os leitores de língua inglesa enfim terão acesso à obra de Raduan Nassar. O selo Penguin Modern Classics comprou os direitos de "Um Copo de Cólera" e "Lavoura Arcaica" (Companhia das Letras). O autor ainda será editado pela mexicana Sexto Piso, que além desses títulos adquiriu "Menina a Caminho".

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário