O golpe segundo Serra
Fora da corrida presidencial, José Serra (PSDB) terá meses movimentados pela frente. Acaba de fechar com a Record a publicação de um livro sobre o golpe de 1964, que completa 50 anos em abril. Nas memórias que escreve nos próximos meses, o ex-governador analisará os antecedentes e as consequências daquele momento e relembrará seu período de exílio no Chile. Deverá ainda abordar controvérsias sobre a época –embora aponte falhas no governo de João Goulart, Serra discorda da ideia de que havia uma corrida entre direita e esquerda para ver quem dava o golpe primeiro.
Quase lá
A estreia da Amazon brasileira na comercialização de livros físicos deve ficar para depois do Carnaval, em março. Não será um bom momento –o mercado prevê vendas fracas em 2014 por conta da Copa e das eleições–, mas editores veem com bons olhos a expansão. Embora poucas casas já tenham fechado contrato com a loja para essa nova fase, muitas pretendem fazê-lo em breve.
A estreia da Amazon brasileira na comercialização de livros físicos deve ficar para depois do Carnaval, em março. Não será um bom momento –o mercado prevê vendas fracas em 2014 por conta da Copa e das eleições–, mas editores veem com bons olhos a expansão. Embora poucas casas já tenham fechado contrato com a loja para essa nova fase, muitas pretendem fazê-lo em breve.
A varejista anda mais flexível nas negociações após a luta para ingressar no mercado nacional de livros digitais. Aliás, após meses atrás da Apple, que estreou em 2012 como líder na venda de e-books, a Amazon se firmou neste semestre como a maior loja do gênero no Brasil.
Biografia
Bertrand Guay - 1º.jun.2005/AFP | ||
'Nunca tive com meu baixo a relação que guitarristas dizem ter com suas amantes de seis cordas. Levei-o para a cama só uma ou duas vezes, em momentos de desespero', brinca John Taylor, do Duran Duran, em 'No Ritmo do Prazer', que a Benvirá lança em janeiro.
Quarto milênio O quarto livro de "Millenium", série de Stieg Larsson que vendeu 570 mil cópias no país, sairá pela Companhia das Letras junto com a edição sueca, em 2015. O autor será David Lagercrantz. A viúva de Larsson, que disputava o espólio com a família, disse que ele não viu o livro que Larsson escrevia ao morrer, em 2004.
Só no digital A Rocco inicia o ano com seus primeiros títulos lançados antes no digital. Entre eles, "Doctor Who: 11 Doctors, 11 Stories", com contos de Neil Gaiman, Eoin Colfer e outros sobre o personagem da série de TV. A tradução dos contos ficará aos cuidados de fãs da série, como Antônio Xerxenesky. A edição impressa sairá apenas no segundo semestre.
In memorian Em "A Luciano Pavarotti, un Maestro per Tutti", o tenor Andrea Bocelli escreve, com a ajuda de Giorgio de Martino, suas lembranças do mestre, morto em 2007. O livro sai pela Bertrand Brasil em 2014. A editora prepara a autobiografia do estilista Roberto Cavalli, "Just Me".
Contra o tempo O orçamento da Biblioteca Nacional para a participação do Brasil como homenageado da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que já tinha caído de R$ 2,5 milhões para R$ 1,3 milhão, agora está indefinido. Faz dois anos que o governo aceitou o convite do evento, que acontece em três meses.
Contra o tempo 2 A proposta brasileira incluía mostra de ilustrações e eventos na cidade italiana, com presença de 15 autores. A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que fará a produção, diz que a mostra está de pé e que a verba ainda vem.
Contra o tempo 3 A assessoria de imprensa do Ministério da Cultura não se manifesta. Já a Biblioteca Nacional informa que há recursos garantidos para várias ações, sem detalhá-los. A atual gestão é crítica ao papel de produção de eventos assumido pela gestão anterior.
Nobelzinho Em Bolonha, serão anunciados os vencedores do Hans Christian Andersen, o Nobel da literatura infantil. O Brasil teve duas vencedoras em meio século: Lygia Bojunga Nunes (1982) e Ana Maria Machado (2000). Desta vez indicou o escritor José Rufino dos Santos e o ilustrador Roger Mello.
Pré-Copa Com mais de 5.000 cópias vendidas no Brasil, "O Drible", de Sérgio Rodrigues, está prestes a ganhar edição em espanhol, na tradução do escritor mexicano Juan Pablo Villalobos. A editora Anagrama quer lançá-lo na Espanha antes da Copa.
Conversão Dossiês, entrevistas e colunas da revista "Cult" migram para o digital numa parceria com a e-galaxia. O primeiro e-book, "Medida por Medida", traz as colunas do crítico Alcir Pécora.
Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. É colunista e repórter da "Ilustrada", na Folha, desde 2012, com passagem anterior pelo caderno de 2006 a 2009. Foi repórter do "Sabático", no "Estado de S. Paulo", e do jornal "Agora", do Grupo Folha. Também trabalhou nas editoras Abril, Globo e Record. Escreve a coluna Painel das Letras, aos sábados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário