quarta-feira, 16 de abril de 2014

Elio Gaspari

Elio Gaspari - Jornal O Globo
O PT paga pela sua 'compreensão'
O isolamento de André Vargas deveria ter vindo quando ele atacou Olívio Dutra, a banda limpa do PTAndré Vargas deveria ter sido isolado pelo PT no ano passado, quando atacou o ex-governador gaúcho Olívio Dutra, que defendera a renúncia do deputado José Genoino depois de sua condenação no processo do mensalão. Na ocasião, disse o seguinte:
"Quando ele passou pelos problemas da CPI do Jogo do Bicho, teve a compreensão de todo mundo. Para quem teve a compreensão do conjunto do partido em um momento difícil, ele está sendo pouco compreensivo. Ele já passou por muitos problemas, né?"
Olívio Dutra nunca fora condenado em qualquer instância judicial. Genoino acabava de receber do Supremo Tribunal Federal uma sentença de 6 anos e 11 meses de prisão. Olívio passou pelo governo e continuou morando no pequeno apartamento que comprou como funcionário do Banrisul. Em apenas dez anos, entre sua eleição para vereador em Londrina e sua última eleição para a Câmara, André Vargas decuplicou seu patrimônio. Teve um doleiro amigo, redirecionou R$ 836 mil de doações legais para companheiros e chegou à primeira vice-presidência da Câmara dos Deputados. Certamente foi um militante compreensivo. Felizmente, faltou-lhe a compreensão do comissariado.
A reeleição da doutora Dilma, bem como a sua possível substituição por Lula, estão ameaçadas pelo exercício do que André Vargas chamou de "compreensão". Esse sentimento, amplo, geral e irrestrito, prevaleceu no PT em 2005 quando ele optou pela blindagem dos mensaleiros. Os partidos têm horror a cortar a própria carne. O PSDB manteve Eduardo Azeredo na sua presidência depois da exposição do mensalão mineiro. Fingiu-se de surdo por quase dez anos diante das sucessivas provas de que funcionara em São Paulo um cartel de fornecedores de equipamentos pesados, liderado pela Alstom.
O comissariado marcha para uma campanha eleitoral em que enfrentará um desejo de mudança. Sua dificuldade estará em mostrar que se pode mudar com mais do mesmo. Se algo mudará com outros candidatos, é um problema que caberá a cada eleitor julgar, mas, pela lógica do mesmo, mudança não sai. Isso fica claro quando a doutora Dilma diz que há uma "campanha negativa" contra a Petrobras. Falso, o que há, desde 2003, é um aparelhamento partidário, com bonificações pessoais, dentro da empresa. Aqui e ali foram tomadas medidas moralizadoras, sempre em silêncio, até que o doutor Paulo Roberto Costa, tentando esconder sua contabilidade, foi parar na cadeia.
Todos os governantes que fizeram campanhas políticas com a bandeira da moralidade, inclusive Lula, enganaram seus eleitores. A ferocidade com que o tucanato se opõe à manobra diversionista do PT para expandir o foco da CPI das petrorroubalheiras é um indicador dessa "compreensão" generalizada. Os tucanos de boa memória haverão de se lembrar do que foi a administração do doutor Joel Rennó na Petrobras (1992-1999). Em benefício de Fernando Henrique Cardoso, registre-se que ele herdou-o de Itamar Franco e manteve-o no cargo atendendo ao falecido PFL.
O rápido isolamento de André Vargas é boa notícia. Ainda assim, é pouco detergente para muito pano. O que a campanha precisa é da luz do sol, inclusive em cima das propostas dos candidatos.

Despedida de Claudia Costin da Secretaria Municipal de Educaçao do Rio de Janeiro


  1. 32. Aos professores e demais profissionais de Educação, muitos deles entre os meus 65.000 seguidores no TT, saudades...
  2. 33. Maior ainda pois a Helena fez parte desta história desde o início, passando a ser minha subsecretária.
  3. 32. À Helena Bomeny, todos os meus votos de sucesso! Ser sucedida por uma professora da rede, é uma grande alegria.
  4. 31. Fui indicada para ocupar a diretoria global de Educação do Banco Mundial, o que muito me honrou. Começo lá no dia 1/.
  5. 30. Mas saio com a certeza de que juntos, professores, gestores e demais profissionais, avançamos nesta direção.
  6. 29. Ainda há muito o que ser feito, uma transformação sólida em Educação leva décadas.
  7. 28. Contei também com o apoio e a orientação do Prefeito Eduardo Paes, a quem sou muito grata.
  8. 27. Tudo isso foi possível pois contei com 1 equipe extraordinária, capitaneada p/ Helena Bomeny, Paulo Figueiredo e Rafael Parente
  9. 26. Um Ginásio de Novas Tecnologias Educacionais permitiu um ensino personalizado e cooperativo, celeiro de inovações para a rede
  10. 25. Pudemos também criar três Ginásios Experimentais Olímpicos para os atletas da nossa rede, um de Artes e um do Samba.
  11. 24. Passamos a ensinar Inglês desde o 1º ano em toda a rede e criamos 4 escolas bilíngües, 3 Português-Inglês e 1 Português-Espanhol
  12. 23. Organizamos também "cartilhas" para os pais, orientando-os sobre a vida escolar de seus filhos, para uso em reuniões aos sábados
  13. 22. Para eles, também criamos cadernos e aulas na Educopédia.
  14. 21. Pudemos avançar também na Educação de Jovens e Adultos, focando mais nos pais dos nossos alunos, com o programa "Sou Pai, sou Aluno"
  15. 20 b) ampliação da jornada escolar. Temos hoje 642 escolas em tempo integral na 1ª modalidade e quase 20% dos alunos na 2ª
  16. 20 b) ampliação da jornada escolar. Temos hoje 642 escolas em tempo integral na 1ª modalidade e quase 20% dos alunos na 2ª.
  17. 19. Pudemos também avançar na Educação Integral em duas modalidades, a)com atividades de reforço, Artes e Esportes no contraturno e
  18. 18. Isso foi possível pois criamos um Currículo Municipal mais preciso e especificado que precisa as expectativas de aprendizagem a cada ano
  19. 17. Instrumentos preparados por professores, para professores, de uso facultativo.
  20. 16. Criamos instrumentos de apoio ao professor, como os cadernos pedagógicos e a Educopédia, um portal de aulas digitais
  21. 15. Só este ano, tivemos aumento de 39% de matrículas de novos alunos com deficiências e investimento forte na capacitação de professores
  22. 14. Pudemos avançar, junto com os pais das crianças com deficiências, na ampliação da Educação Especial , numa perspectiva inclusiva.
  23. 13. Um sistema forte de reforço escolar em que diferentes modalidades foram sendo criadas para alunos que aprendem em ritmos diferentes.
  24. 12 . Ousamos inovar e experimentar, com iniciativas construídas junto com a rede, como o 6º ano experimental, os Ginásios Experimentais
  25. 11. num contexto de ampliação vigorosa de oferta de vagas em creches.
  26. 10. Currículo próprio desde a creche, avaliações sistemáticas do trabalho e criação dos Espaços de Desenvolvimento Infantil
  27. 9. Colocamos a Educação Infantil em outro patamar, com a criação do cargo de Professor de Educação Infantil,
  28. 8. Diminuímos de 14% para 3,1% o percentual de crianças com analfabetismo funcional no 4º ao 6º anos na rede.
  29. 7. Introduzimos provas bimestrais que permitiram aos professores e gestores perceber o avanço de suas turmas frente à média da rede.
  30. 6. Pudemos juntos melhorar muita coisa: o aprendizado das crianças teve ganhos importantes, medidos por avaliações externas.
  31. 5. A cada dia dialogava aqui e por email com professores, diretores, agentes de Educação Infantil, outros profissionais de Educação e mães.
  32. 4. Mas como ser humano, sem medo de me expor.
  33. 3. Aprendi muito e me desafiei a ir além dos meus limites, a cada dia, num processo em que entrei inteira, não apenas como técnica e gestora
  34. 2. Foi uma experiência profissional extraordinária, certamente a melhor da minha vida.
  35. 1. Caros amigos e companheiros de jornada, estou deixando a Secretaria Municipal de Educação, depois de 5 anos e 3 meses à frente da pasta.