segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Expectativas para 2014 - Ronaldo Lemos

folha de são paulo
Fim do ano, hora de fazer o balanço de 2013. As várias listas ajudam a navegar no oceano de informações. Chega também o momento de fazer apostas sobre o que vai decolar no ano seguinte.
A revista "Wired" aposta nas "tecnologias vestíveis", puxadas pelo aguardado Google Glass. Blogs de tecnologia apostam no movimento "Maker", o faça você mesmo digitalizado. Essa é uma boa aposta, inclusive para o Brasil. Sites como o Fazedores.com sinalizam a tendência também aqui.
Outra tecnologia importante para o próximo ano será o BLE (Bluetooth Low Energy). O nome hoje soa obscuro, mas vem com a promessa de transformar o cotidiano. BLE são pequenos sensores espalhados aos milhões por toda parte, que vão conversar com nosso celular sem a necessidade de tirá-lo do bolso.
O BLE permite ir a um restaurante, comer e sair sem ter de pagar a conta. Ela já vai ter sido paga automaticamente pelo celular. Permite também ir ao supermercado e ver um mapa com a localização de cada produto procurado. Ou entrar em uma loja e receber um guia de compras e ofertas personalizado, já que a loja vai saber quem você é por meio do celular.
A mudança chega também aos relacionamentos. Enquanto andamos pela rua, nosso celular poderá discretamente "paquerar" o celular das pessoas em volta.
Claro que com as tecnologias vestíveis e com o BLE a privacidade vira uma enorme questão. Resta esperar que alguém do movimento Maker invente alguma boa solução para lidar com isso.
*
JÁ ERA
Qr Codes
JÁ É
NFC (comunicação de campo próximo, na sigla em inglês)
JÁ VEM
BLE (Bluetooth de baixo consumo energético)
ronaldo lemos
Ronaldo Lemos é diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e do Creative Commons no Brasil. É professor de Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito da UERJ e pesquisador do MIT Media Lab. Foi professor visitante da Universidade de Princeton. Mestre em direito por Harvard e doutor em direito pela USP, é autor de livros como "Tecnobrega: o Pará Reiventando o Negócio da Música" (Aeroplano) e "Futuros Possíveis" (Ed. Sulina). Escreve às segundas na versão impressa do "Tec".

Nenhum comentário:

Postar um comentário